Dicas

7 EPI’s indispensáveis para um serralheiro

Todo Equipamento de Proteção Individual (EPI) é idealizado para ser usado de maneira que uma atividade potencialmente perigosa não exerça riscos às pessoas. Logo, é de se imaginar a importância dos EPI’s indispensáveis para um serralheiro, certo?

Afinal de contas, isso permite que a produtividade seja mantida — ou mesmo elevada — com segurança. E, é sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.

Acompanhe os tópicos abaixo e confira quais são os principais EPI’s para os serralheiros!

Qual é a importância dos EPI’s para a serralheria?

Profissionais de uma serralheria estão expostos, constantemente, a uma série de agentes nocivos à saúde. Por exemplo, a alta temperatura é um fator comum na rotina do profissional, assim como a presença de grandes quantidades de raios (infravermelhos e ultravioletas).

Com isso, os EPI’s para serralheiros têm que contemplar proteção para os olhos, como também para outras partes do corpo. Afinal de contas, é uma área envolta de riscos. E, uma maneira de aumentar a produtividade na serralheria ocorre por meio da prevenção e redução de acidentes. Esses são pontos que os EPI’s indispensáveis para um serralheiro podem ajudar com eficácia.

Veja alguns dos riscos que esses profissionais estão expostos durante suas atividades diárias.

Riscos Físicos

Nessa categoria, podemos inserir a presença de ruídos excessivos, ou mesmo, danos causados por ferramentas, como serras de corte. Alguns acidentes podem acontecer a partir de pisos irregulares, desorganização na oficina ou maquinários com problemas.

Riscos Químicos

Aqui, o serralheiro está sujeito a uma série de lesões, como queimaduras com produtos químicos, exposição à radiação e problemas decorrentes da inalação desses produtos, entre outros.

Riscos Ergonômicos

Lembrando que existem os problemas causados por ergonomia — ou a falta dela — como a má postura do profissional ou lesões por esforço repetitivo.

EPI’s para um serralheiro

Agora que vimos quais são os fatores de risco à segurança e à saúde dos profissionais, vamos entender melhor quais são os melhores EPI’s para serralheiros! Veja, abaixo!

1. Óculos de proteção

O óculos impede que o serralheiro sofra acidentes com detritos e objetos em geral que podem ser disparados na sua direção — sem falar de outros riscos, como a exposição às altas temperaturas ou mesmo fagulhas.

Esse é um dos EPI’s individuais para um serralheiro porque trata-se da parte mais sensível do rosto e o trabalho de corte é bastante comum na rotina desse profissional.

2. Luvas de raspa

Por trabalhar com lascas, farpas e outros itens pontiagudos e cortantes, o serralheiro deve realizar o seu trabalho com um bom par de luvas de raspa. Tudo para evitar acidentes e, também, doenças — como o tétano e outras infecções — que podem vir a partir de feridas.

3. Botas de couro

Com a ponteira em ferro, esse tipo de calçado protege o serralheiro contra acidentes diversos. Por exemplo:

  • queda de objetos pesados;
  • queda de objetos cortantes;
  • proteção contra fagulhas.

Ele é um bom investimento em EPI’s para serralheiros.

4. Avental de couro

Aqui, a proteção é similar à citada no item anterior, mas em outras partes do corpo, como o tronco e as pernas do profissional.

5. Máscara de solda

Mais um dos EPI’s indispensáveis para um serralheiro, já que a solda é muito comum no dia a dia e o rosto e os olhos devem ser protegidos contra queimaduras.

6. Respirador com filtros

Para evitar a aspiração de partículas metálicas decorrentes de um trabalho de solda ou de corte, o serralheiro pode ser protegido com o respirador. Isso evita problemas respiratórios no futuro.

7. Protetor auricular

Por fim, a melhor maneira de evitar problemas decorrentes de ruídos em excesso é o protetor auricular. Um investimento acessível e que faz toda a diferença para manter os profissionais seguros e com a produtividade elevada.

Reforçamos que além de saber quais são os EPI’s indispensáveis para um serralheiro, esse investimento deve ser feito com estratégia e de maneira a valorizar o seu patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *